terça-feira, 22 de julho de 2014

Você tem um lugar para seu filho brincar?

Refletindo sobre o desenvolvimento Infantil


   É muito comum ver mães e pais reclamando da bagunça que as crianças fazem em casa, mas será que isso não ocorrer por falta de um lugar onde as crianças possam brincar? E aí vem a reflexão, será que eu preciso de um espaço separado só para as crianças? Segundo a teoria de Waldorf um espaço para a criança brincar livremente influencia em sua formação, é necessário criar ambientes e condições para que o processo de auto-educação da criança aconteça. 


   Na pedagogia de Waldorf vemos que a criança se desenvolve de acordo com o seu próprio ritmo, respeitando os seus limites e sempre querendo se superar, torna-se assim cada vez mais capaz de se integrar com o mundo que a cerca e dominar seu próprio corpo. Mais do que rechea-la de informações precisamos deixar que a criança se experimente em diversas situações, assim preparando-a para a vida, fazendo com que tome decisões com consciência e por suas próprias conclusões.



O ambiente então deve ser propício para que a criança possa explorá-lo e que proporcione um estimulo a sua criatividade, brinquedos que proponham uma atividade manual sempre são bem vindos, como pintar, montar ou fazer esculturas, além de estimular a criatividade ainda ajuda no desenvolvimento motor e faz a criança se perceber como alguém que é capaz de produzir algo, proporcionando um sentimento de satisfação e auto-conhecimento.


   Brincar é viver, é se conhecer, é se integrar ao mundo; incentive sempre o seu filho a brincar, e deixe com que brinque livremente, sem medos, sem receios apenas deixar que conheça a si mesmo e ao mundo.
Mande dúvidas e sugestões para posts.
Com amor Amanda Alves (Jujuba)

Referencia:




Nenhum comentário:

Postar um comentário